DESDE 1803

PRODUÇÃO

Produção Artesanal

A Cachaça Coqueiro mantém o processo de fabricação artesanal dos antigos engenhos da região, um legado com mais de 450 anos de tradição, aliada a novos recursos tecnológicos de controle e melhoria constante da qualidade. A produção é cheia de segredos e detalhes que estão em cada passo do processo, em cada procedimento do alambiqueiro. Desde a escolha correta do tipo de cana, a época e o modo certo do corte, a colheita e a moagem cuidadosas, o “pé-de-cuba” natural que realiza a fermentação, a esmerada destilação.
 

A cana usada na produção do destilado artesanal é colhida manualmente. Depois de cortada, a cana madura, fresca e limpa é moída por moendas movidas por roda d’água que separam o caldo do bagaço.


O caldo da cana é decantado e filtrado para, em seguida, ser preparado com a adição de nutrientes naturais, do próprio engenho, e levado às dornas de fermentação. O processo de fermentação natural, sem qualquer aditivo químico, é acompanhado de rigorosas medidas de higiene, sob o controle pessoal do alambiqueiro, até que o “vinho” da cana (mucungo ou garapa azeda) atinja o ponto ideal para ser destilado.


A destilação ocorre em alambiques de cobre aquecidos por fogo direto de onde é aproveitada apenas a fração chamada “coração” da cachaça, sua parte mais nobre. Todo esse trabalho é compensado pela preferência entre os amantes de uma aguardente de qualidade, testada e comprovada por quem realmente entende do assunto.


Após a destilação a cachaça está pronta para ser engarrafada, envelhecida em tonéis de madeira ou curtida em ingredientes especiais.

 

 

FOTOS


Fazenda Cabral, 2° Distrito - Paraty/RJ
contato@cachacacoqueiro.com.br | (24)3371-0016
CACHAÇA COQUEIRO        DESDE 1803        PARATY - RIO DE JANEIRO - BRASIL